domingo, 30 de março de 2014

Amapá: chance de encontrar desaparecidos com vida é "praticamente nula", diz comandante dos Bombeiros

Barragem da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio rompeu na madrugada de sábado

Rompimento de barragem em hidrelétrica deixa desaparecidos
O Corpo de Bombeiros do Amapá retomou por volta das 6h30 deste domingo (30) as buscas pelos quatro desaparecidos após rompimento na barragem da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no município de Laranjal do Jari (AP). No entanto, segundo o coronel Miguel Rosário, comandante geral do Corpo de Bombeiros, a chance de encontrar alguém com vida é pequena. 
— É quase nula. Muito baixa porque a correnteza é muito forte. Foi uma enxurrada. É lamentável, mas infelizmente aconteceu. Temos que trabalhar com a realidade.
Neste domingo, trabalham no local de seis a sete bombeiros, sendo quatro mergulhadores. A profundidade da bacia é de 36 metros e as buscas só devem ser suspensas ao anoitecer. 
— Como o acidente mexe com vidas é um trabalho mais cauteloso, é feito com muito cuidado.
O acidente ocorreu por volta das 3h da manhã de sábado (29). Os operários se encontravam numa estrutura conhecida como "ensecadeira" (tipo de proteção à prova d'água destinada a facilitar projetos de construção em áreas submersas), quando uma braçadeira da parte de uma barragem de desvio do rio Jari se rompeu. O barranco cedeu sobre um guindaste e não atingiu moradias, pois trata-se de uma barragem secundária, distante das vilas.   

Segundo nota do governo do estado, todas as providências relativas à segurança já foram tomadas e somente após realizada a perícia pela Polícia Técnico-Científica do Amapá e pelo Corpo de Bombeiros será possível afirmar as causas do acidente. Após ouvir os relatos do ocorrido, o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, disse que todos os esforços por parte do Governo do Estado serão feitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário